Para quando algo em Tomar do género?
De 3 a 6 de Maio decorre a Feira Quinhentista de Torres Novas. Depois de revesitar o período manuelinho, em 2010 ("Revisitar D. Manuel II - 500 anos do Foral Novo"), e de receber com toda a pompa o pequeno Afonso V, em 2011 ("A Chegada do Rei Menor - Cortes de 1438"), evento que contou com mais de 100.000 visitantes e que mereceu as melhores qpreciações, voltam as Memórias da História para encher de vida e cor o Cento Histórico de Torres Novas, numa edição que nos leva de volta aos perfumes e sabores do século XVI.
Dedicadas às Cortes de 1525 e assinalando, deste modo, o facto de Torres Novas ter sido, uma vez mais, o cenário de momentos tão decisivos para a história de Portugal, as Memórias da História, a decorrer entre os dias 03 e 06 de Maio, pretendem evocar mais um desses momentos, recriando uma época e as particularidades culturais que a caracterizam. Através da representação teatral, da música, da dança, gastronomia e diversas outras artes, Torres Novas fará uma viagem de 4 dias ao século XVI, vestindo-se e vivendo a rigor.
"O DOTE DA PRINCESA"
Cortes de 1525
Coroado em 1521, na sequência da morte do rei "Venturoso", D. João III trazia de seu pai, D. Manuel I, a firme resolução de casar sua irmã Isabel com o Imperador Carlos V, o novo rei de Castela. Num tempo em que uma aliança entre os dois reinos ibéricos era um imperativo estratégico para a defesa dos interesses de Portugal além-mar, havia que ponderar bem o montante exigido por Carlos V como dotre da infanta. E o valor era tão alto que se tornava necessário criar um imposto especial para o pagar.
Reunidas as Cortes em Torres Novas, em 1525, aqui se decidiu e contratualizou essa união que, 56 anos depois, acabaria abrindo caminho à perda da soberania de Portugal.
Dedicadas às Cortes de 1525 e assinalando, deste modo, o facto de Torres Novas ter sido, uma vez mais, o cenário de momentos tão decisivos para a história de Portugal, as Memórias da História, a decorrer entre os dias 03 e 06 de Maio, pretendem evocar mais um desses momentos recriando uma época e as particularidades culturais que a caracterizam. Através da representação teatral, da música, da dança, gastronomia e diversas outras artes, Torres Novas fará uma viagem de 4 dias ao século XVI, vestindo-se e vivendo a rigor.
Um evento com entretenimento, actividades e caracterização alusivos à época, promovendo-se a criação de espaços de exposição, venda ao público, serviço de restauração, ou destinados a momentos de espectáculo variado. Contudo um evento único, por ser aplicado à história local, possuindo uma dimensão pedagógica própria. Disso será reflexo a construção da respectiva programação, onde, a par da criação de um momento de espectáculo central para cada um dos dias, serão promovidas diversas outras actividades de cariz pedagógico que garantam o correcto enquadramento do visitante com a época.
Dentro do Centro Histórico, constituirão palco natural e previligiado do evento alguns elementos arquitéctónicos como o castelo da cidade, a Praça 5 de Outubro, os templos situados nas imediações, bem como a malha urbana que os liga, criando um roteiro propício ao desenrolar das actividades.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Toda a informação aqui!