domingo, 25 de março de 2012

Segurança na net e educação sexual em discussão

Imagem: ionline
O XIV Seminário Regional de Educação realiza-se dias 28 e 29 de março no Cine-Teatro Paraíso em Tomar, tendo como temáticas os desafios que hoje se colocam à escola, entre eles a (in)disciplina, a segurança na net e nas redes sociais, a relação entre os pais e a escola e a educação sexual.


Regressando ao formato de dois dias, o Seminário teve que trocar de espaço, uma vez que o grande número de inscrições que recebeu era superior ao número de lugares disponíveis no auditório da Biblioteca Municipal, onde habitualmente se realiza, transitando assim para o Cine-Teatro.

Entre os oradores vão estar alguns dos principais especialistas portugueses nas matérias em causa, entre eles Tito de Morais, Tânia Paias ou Maria Barroso.

Após a sessão de abertura, marcada para as 9h30 de quarta-feira, 28, o professor João Amado (Universidade de Coimbra) fará uma conferência de abertura ao primeiro painel com o título “A(s) indisciplina(s) na escola – Os factores escolares da problemática”. Segue-se o painel, denominado precisamente “(In)disciplina na escola”, moderado por Gonçalo Simões (PSP), com as intervenções de Tânia Paias (diretora do Portal Bullying) e João Lázaro (psicólogo clínico).

À tarde, novo painel sobre “Segurança na net e redes sociais na esocla”, com moderação de Paulo Chitas (grande-repórter da revista Visão) e intervenções de Tito de Morais (site MiudosSegurosNa.Net) que falará de “Minimizar riscos, maximizar benefícios”, João Correia de Freitas (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova), abordando “Redes sociais digitais na escola – uma oportunidade segura” e Sara Pereira (Universidade do Minho), que explicará “Os nós das redes – a importância da literacia digital para o uso crítico das redes sociais”.

Na manhã de quinta-feira, 29, o tema será “Os pais e a escola”, com moderação de Filipa Inácio (licenciada em psicologia aplicada) e intervenções de Maria de Jesus Barroso Soares (Fundação Pro Dignitate) e Ana Rita Goes (consulta de Psicologia Pediátrica da Faculdade de Psicologia de Lisboa).

À tarde, o último painel abordará a “Educação sexual na escola”. A moderadora será Marta Correia (Associação para o Planeamento da Família), estando ainda presentes Teresa Tomé Ribeiro (Escola Superior de Enfermagem de S. João) e Eugénia Lemos (Associação para o Planeamento da Família).

Como é habitual, o seminário incluirá uma homenagem ao pessoal docente e não docente aposentado no passado ano escolar, que decorrerá ao final da tarde de quarta-feira, dia 28. Haverá um momento cultural com a presença da professora Graça Arrimar e do Coro da Universidade Sénior de Tomar, seguindo-se um beberete.

Via Rádio Cidade de Tomar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...