sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tomar - "O elo mais fraco"

Apesar do Hospital Nossa senhora da Graça de Tomar ser a unidade hospitalar que mais população serve, o concelho de Tomar parece ser definitivamente o "elo mais fraco". Senão vejamos: Segundo os resultados preliminares dos Censos 2011, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística, o hospital de Tomar serve mais de noventa e quatro mil pessoas residentes e mais de trinta e sete mil famílias, isto abrangendo os concelhos de Tomar, Ourém e Ferreira do Zêzere. O hospital de Torres Novas, abrangendo os concelhos de Torres Novas, Alcanena, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha, serve menos de oitenta mil pessoas e pouco mais de trinta e uma mil famílias. Quanto ao hospital de Abrantes, servindo os concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, serve menos de cinquenta mil pessoas e menos de vinte mil famílias!

Obviamente como a estruturação está elaborada, devido às valências estarem distribuídas pelos três hospitais, esta estatística não demonstra a realidade, já que por exemplo, no caso de gravidez, todas as utentes são "enviadas" para Abrantes. Mas no entanto serve-nos para ilustrar a realidade das famílias e pessoas residentes nas áreas que são abrangidas pelo Centro Hospitalar Médio Tejo distribuído por três Unidades, Tomar, Abrantes e Torres Novas.

Ora como se constata, apesar do hospital de Tomar ser o que mais pessoas serve, para os administradores do CHMT esta unidade é de facto o "elo mais fraco". 

Clicar para ampliar


Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...