quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Fórum Romano de Tomar

Fundada durante o séc. I d. C. pelo imperador Augusto e situada no itinerário que ligava Olisipo e Bracara Augusta, desconhece-se, por enquanto, o verdadeiro estatuto político-administrativo de Seilium, embora a multiplicidade de testemunhos epigráficos e escultóricos denunciem a sua evidente relevância. A cidade ver-se-ia, no entanto, abandonada na segunda metade do século V, quando das invasões bárbaras.
Não obstante o facto de as áreas escavadas apresentarem-se bastante mais fragmentadas do que a realidade outrora existente, as investigações realizadas até ao momento permitiram concluir que o Forum localizar-se-ia no cruzamento das duas grandes artérias principais que caracterizavam todo o traçado urbanístico romano. Referimo-nos, em concreto, ao Cardo Maximus, orientado no sentido norte-sul, e ao Decumanus Maximus, no sentido este-oeste.
O acesso ao Forum fazia-se através de galerias porticadas, que rasgavam no sentido oeste-este a Basílica e a Praça. Para além das fundações destes dois últimos elementos cívicos, chegaram também aos nossos dias vestígios dos alicerces da Cúria e das tabernae.
De planta rectangular, a Basílica ocupava o lado Sul da Praça, sendo ainda visíveis cinco das oito primitivas colunas do pórtico interno e resquícios da antiga tribuna. Do lado poente desta estrutura encontrar-se-ia uma Curia e um Comitium. Quanto às tabernae, elas agrupar-se-iam no lado Oeste da Praça, para a qual abriam.
Da original malha urbanística de Seilium foram de igual modo encontrados, a Norte e a Noroeste do Forum, elementos de insulae e das vici que os serviriam.

Há muito que se fala no Fórum Romano, mas lá continua ao desprezo.
O "Tomar, a Cidade" andou a pesquisar e encontrou algo insólito:

"quarta-feira, abril 12, 2006

Forum Romano - o abandono
Na reunião de 11 de Abril do executivo camarário de Tomar, os vereadores independentes apresentaram o seguinte requerimento:

Na reunião de 3 de Janeiro de 2006, após proposta dos Independentes por Tomar, que não chegou a ser votada, foi deliberado:

“Oficiar o IPPAR para, no prazo de 60 dias executar as obras de limpeza e vedação exigíveis para preservação de um património desta natureza, como aliás é sua obrigação legal”.

Já decorreram mais de três meses e constata-se que não existe qualquer acção de limpeza e/ou de vedação e que o Forum Romano continua ao abandono.

Pelo que, vimos requerer informações sobre o estado e andamento deste processo, sublinhando que o rico património histórico de Tomar deve merecer sempre a melhor atenção da autarquia.
posted by António @ 11:53 PM


Mais de 5 anos se passaram e ainda esperamos...


Agora mais recentemente:


"Sociedade 27 Set 2011, 13:24h - Jornal "O Mirante"
Partido Socialista de Tomar quer vedar acesso ao Fórum Romano

O Partido Socialista (PS) de Tomar apresentou uma proposta na reunião de câmara, a 22 de Setembro, pedindo que seja impedido o estacionamento nas imediações do Fórum Romano, localizado nas traseiras do Quartel dos Bombeiros Municipais. De acordo com o vereador Luís Ferreira, após a recente limpeza de “matéria combustível” no Fórum Romano, devido ao grande risco de inflamabilidade, verificou-se a inexistência de um passeio que delimitasse a estrada do Fórum. “O Fórum é frequentemente “atacado” por veículos, incluindo pesados, os quais estacionam, promovendo a degradação do relevante achado arqueológico”, alertou o vereador socialista, que detém o pelouro da Protecção Civil. Para além da vedação do espaço, o PS sugere que seja elaborado um projecto de execução para a colocação de passeio e para a colocação de uma rede que vede o acesso ao Fórum, “garantindo assim a sua preservação”. A proposta será analisada e deliberada numa das próximas reuniões."

A questão: Será que vamos esperar mais 5 anos?

Em Julho deste ano o Fórum encontrava-se assim:

Clique nas imagens para ampliar



Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...