No início do século XX, falava-se numa linha férrea que ligaria Nazaré a Tomar, projecto que nunca se chegou a concretizar, apesar de ser discutido diversas vezes no parlamento e ser inclusive aprovada pela CP.
Os documentos publicados no blogue http://auren.blogs.sapo.pt/ comprovam isso mesmo.
A questão do estabelecimento de uma via-férrea entre Tomar e Nazaré ou entre esta localidade e Idanha-a-Nova foi por diversas vezes debatida no parlamento, desde os começos do século XX. Chegou inclusive a ser aprovado pela CP o projecto de construção e a proposta a apresentar ao governo com vista ao estabelecimento de um contrato para a sua construção e exploração.
A referida ligação ferroviária, em qualquer dos projectos, previa o estabelecimento de duas estações na área do Concelho de Ourém, concretamente em Fátima e em Vila Nova de Ourém. Apesar disso, o comboio nunca chegou a apitar nestas estações…
A Gazeta dos Caminhos de Ferro dá-nos conta das iniciativas levadas a efeito durante 1926. Por exemplo, a edição nº. 931 de 1 de Outubro refere-se ao estudo que a CP realizou para avaliar do interesse na construção da referida linha.
Um mês depois, concretamente a edição nº. 933 da mesma publicação, com data de 1 de Novembro, referiu as pressões exercidas pela Câmara Municipal de Alcanena no sentido da suspensão do concurso.
Porém, a Gazeta dos Caminhos de Ferro nº 935, de 1 de Dezembro, informa acerca da realização do concurso, o que implicitamente revela que a tentativa de suspensão levada a efeito pela autarquia de Alcanena não surtiu efeito.
Finalmente, a edição nº 936, de 16 de Dezembro, informa acerca da aprovação do projecto de construção e divulga as conclusões da proposta a apresentar ao governo.
Enviado por Carlos Gomes
Sem comentários:
Enviar um comentário
Toda a informação aqui!