segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bombeiros Municipais de Tomar - Breve História (IV)

Estes elementos foram instruídos por Amadeu Vieira da Silva, chefe da secção dos Bombeiros Municipais do Porto e tiveram o seu baptismo de fogo num incêndio que deflagrou nuns edifícios situados num gaveto da rua de S. João.
Em 14 de Abril de 1924, a Câmara exarou em acta, por proposta do vereador Gonçalves Ribeiro, um voto de louvor e agradecimento a D. Emília Neves Torres Pinheiro e Felicidade Gomes Madureira, pela iniciativa que tomaram de promover uma subscrição para angariar donativos para a compra duma bandeira para o Corpo de Bombeiros Municipais.
Só passados sete anos, mais precisamente em 1929, é que a Câmara Municipal, então sob a presidência de Luís António Aparício, adquire duas moto-bombas Magirus, uma Danumbia e outra Liliput, uma maca rodada e outro material, onde se incluíam umas escadas italianas, acabando com algumas dificuldades então existentes, que passava por puxar os carros de incêndio pelas ruelas de empedrado irregular.
A importância de Tomar, levou a que em 27 de Julho de 1934, se realizasse nesta cidade o IV Congresso dos Bombeiros Portugueses, estando nessa altura, Manuel de Jesus Ferreira, À frente dos destinos da autarquia. Também nesse ano foi adquirido o primeiro Auto Pronto-Socorro. Só passados dez anos se adquiriu uma outra viatura, esta por subscrição pública, que foi transformada em ambulância.
A Câmara, de 1956 a 1957, sob a presidência de Fernando Marques de Oliveira, adquiriu uma viatura Jeep e um Pronto-socorro. De 1960 a 1971, estando o Dr. Aurélio Ribeiro como presidente de autarquia foram adquiridas diversas viaturas para fazer face ao aumento da sinistralidade; um Pronto-socorro, um carro nevoeiro e uma Ambulância comparticipada pelos Serviços de Assistência. Em 1970, a Fundação Calouste Gulbenkian ofereceu uma ambulância e foi adquirido um Land-Rover, que foi comparticipado pelo Conselho Nacional Dos Serviços de Incêndios.
Relativamente às instalações, só em Janeiro de 1932 é que o quartel, situado nas traseiras da Câmara Municipal, foi transferido para a rua Sacadura Cabral, junto à Várzea Pequena. Em Julho de 1934 o quartel mudou para a então rua da Graça, hoje, hoje AV. Cândido Madureira e onde se situa o actual edifício da Misericórdia.

As diversas instalações dos Bombeiros de Tomar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...