quinta-feira, 5 de agosto de 2010

André Bispo - Uma voz que promete

O "Tomar, a Cidade" encontrou uma voz tomarense promissora. Trata-se de André Bispo, 19 anos, natural da cidade Templária. Frequenta engenharia informática e diz-se “uma pessoa comum, igual a todas as outras”, ou nem tanto assim “comum devido à sua paixão por música.”

Aos 16 anos, frequentava o André o 10º ano de escolaridade que tudo começou, diz o estudante de engenharia informática. “Umas amigas começaram a aprender a tocar guitarra” ao que André ficou encantado quando teve o seu primeiro contacto com “aquele lindo pedaço de madeira esculpido cuidadosamente com uma única finalidade, o som.” Mas sucedeu o que sucede a toda a gente quando toca numa guitarra a primeira vez, ou seja, barulho. André ficou tão encantado que durante uma “semana não pensou noutra coisa”, adquirir uma guitarra.
Mas o seu “dia D” chegou. Juntou as suas economias e dirigiu-se a uma loja de música para realizar um dos seus sonhos, ter a sua guitarra clássica.
Seguiram-se dias árduos para André. “Longas tardes e noites de aprendizagem” pois segundo o mesmo afirma convictamente “aprender a tocar guitarra não é fácil nem rápido, é algo que exige tempo e dedicação."

Após alguns meses de pesquisa pelas páginas do site Youtube com palavras relacionadas a “How to Play guitar e de padecer de alguns dedos calejados” André sentiu “os primeiros sinais de fraqueza” onde assegura que “esta é parte em que mais de 50% das pessoas desistem”.
André sentia-se agora “estagnado”, era incapaz de “encontrar novas músicas para tocar”, o que o desanimou um pouco. Mas não baixou os braços, até porque resolveu “passar para o próximo nível”, isto é, comprar uma nova guitarra.
A sua nova aquisição, uma “Cort electro-acústica” fê-lo evoluir muito, levando sempre que possível a sua guitarra para todo o lado para que em todos os “intervalos ou pedacinhos livres” pegasse nela e a fizesse tocar.

Seguiu-se uma descoberta. A voz de André. Como normalmente acontece com todos os guitarristas, a sua tendência é a de cantar enquanto tocam. André não fugiu à regra, gerando-lhe alguma surpresa, pois apercebeu-se que todos ao seu redor lhe diziam que cantava bem. Não pensou “duas vezes” e pôs “esta tese à prova". Sentou-se à frente do seu computador e começou “a interpretar um tema muito conhecido de Gary Jules”. Concluído o vídeo colocou-o no Youtube tentando “obter algumas opiniões de um mundo exterior” ao seu. O resultado foi muito favorável o que levou André “a apostar não só na guitarra, mas também na voz."

Aos 18 anos André inscreve-se em aulas teóricas para aperfeiçoar o seu conhecimento sobre música, local que frequentou até terminar o ensino secundário.
Durante este pequeno espaço de tempo (3 anos), André foi colocando covers no Youtube de músicas a seu gosto, mas queria mais, por isso resolveu compor a sua própria música, a qual atribuiu o nome de “Where You Are”. Era a sua primeira música original, a qual surpreendeu André pela positiva devido à sua popularidade. “Foi um passo bastante positivo e uma realização pessoal” o sucesso que alcançou, dentro das suas expectativas.

André foi então “convidado a fazer parte de uma banda de garagem formada por amigos”, onde actualmente diz “que cada vez que tocam é uma sessão única.
Entretanto André preparava outra música original. Atribuiu-lhe o nome “Took My Life”, onde na sua realização contou com a preciosa colaboração do seu amigo Carlos Andrade, devido a este o ajudar a “libertar” a voz de André e ter um bom equipamento para a gravação da música. Após o lançamento de mais uma música original de André, que o sucesso deste tem aumentado, principalmente dentro das redes sociais na Internet.
Quando confrontado para participar nos Ídolos ou outro concurso de música, André responde que “reside no simples facto de não querer abandonar os estudos.” Afirma “que por ter uma paixão pela música, Portugal atravessa uma grande crise em todos os sectores profissionais, onde o da música não é excepção.” Refere ainda que “infelizmente quer a música, quer o teatro em Portugal são áreas muito débeis, tornando-se assim muito difícil encontrar emprego, sendo um mercado estagnado.

Por fim, André agradece “a toda a gente pelo apoio” que lhe têm prestado, pois devido “a eles nunca conseguiria alcançar o sucesso dentro das redes sociais.

Pode seguir o André na sua página do Facebook ou no seu Canal do Youtube.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...