quinta-feira, 23 de julho de 2009

PORQUE TOMAR ESTÁ ASSIM?

Várias têm sido as teorias para o que tem acontecido nas últimas décadas em Tomar. Inclusive eu próprio já mencionei aqui no Tomar, a Cidade algumas que pensava que fossem essas as razões pela qual Tomar não está no seu melhor.
Alguns afirmam por ter sido má gestão de certos autarcas, outros por motivo da crise global, ou ainda outros por Tomar estar ultrapassado, esquecido algo no interior. Quantos concelhos ainda mais no interior, apesar de não serem consideradas grandes cidades, se passa o mesmo em Tomar? Certamente algumas, mas outras estão bem e recomendam-se. Tomar também pode ser assim. Aliás, Tomar é assim, muitos dos seus habitantes é que ainda não perceberam isso.
Hoje digo que não é por nenhuma destas razões. Afirmo mesmo que é culpa de nós todos e que penso ser nosso dever assumir toda a responsabilidade. Os tomarenses simplesmente estagnaram. Houve uma certa época em que Tomar não evoluiu devido ao pensamento retrograda de seus habitantes, pois estes, despreocupados, por deduzirem que Tomar não necessitava de absolutamente mais nada, nada fizeram.
Actualmente vislumbra-se melhorias, e acredito, que com o tempo Tomar vai voltar a erguer-se, mas necessitará da ajuda de todos, ou de pelo menos uma grande maioria. Ninguém poderá parar, ninguém poderá deixar de acreditar, ninguém poderá dizer que Tomar não é uma cidade com futuro, ninguém poderá ficar à espera que seja o próximo a dar o primeiro passo. É preciso agir, confiar e acreditar que todos juntos Tomar tem futuro.
Basta existir organização, harmonia e compreensão entre todos os habitantes do concelho. Se pararem por uns instantes para pensar chegarão à conclusão que tudo isto é de facto muito fácil. Nós, humanos por vivermos em função do próximo e em sociedade é que gostamos de complicar.
Tomar, tem um património histórico, natural e cultural único. Temos que estar gratos por isso e aproveitar ao máximo todas estas belezas, mas sempre com o dever de as preservar.
Não fique de braços cruzados a olhar para o próximo e faça um favor a si próprio, arregace as mangas e ajude-o. Vai ver que se vai sentir feliz por o fazer e a quem você ajudar vai de certeza retribuir-lhe o dobro da sua ajuda.


5 comentários:

  1. Saudações,amigo Luís,seja bem vindo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís:
    Se eu fosse mais nova, se vivesse aí, puderia ajudar-te nessa cruzada de verdadeiro Cavaleiro Templário. Assim, longe e cansada, so poderei incentivar-te por palavras e todo o apoio que me for possível.
    Força, Puto Idealista. Não desistas. Não te deixes abater, pelas críticas dos "Velhos do Restelo" do costume.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A Maria é uma querida e uma pessoa maravilhosa!

    Obrigado por tudo!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Luís,
    Vi no Notas o que aconteceu à tipografia e fiquei preocupada.
    Como estás, meu querido Puto Idealista?
    Força e coragem.
    Um abraço e um beijinho amigos da tua amiga.

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...