quarta-feira, 20 de maio de 2009

CAFÉ PARAÍSO - 98 ANOS DE HISTÓRIA

O David, aficionado pelo "Paraíso", desde a sua visita a este, tem agora aqui uma breve história da origem do mesmo.

O Paraíso, café a caminho do seu centenário de existência, foi inaugurado a 20 de Maio de 1911. Deve-se a sua fundação à Empreza do Paraízo de Thomar (ou Cine-Paraízo) de que eram sócios José de Sousa Soares, Manuel Cândido da Mota, Mário Magalhães, Manuel José Rosa, Jesuino Hermenegildo, entre outros.
Mas a empresa do Cine-Paraíso foi, por pouco tempo, a proprietária do Café. Manuel Cândido da Mota (na imagem à direita) vendeu a mercearia que possuía na Corredoura e comprou as restantes quotas do Café, ficando seu único dono.
Até à década de 40, o Café Paraíso, era diferente na sua fachada e no seu conteúdo, as paredes forradas a papel fantasia, nas 4 colunas, de ferro, existia uma gambiarra de 3 braços. Nesta época, seu sobrinho, Manuel Mota Grego, fez obras no Café, das quais se destaca a colocação de massa a imitar mármore nas colunas de ferro e espelhos ao redor das paredes laterais.
Actualmente o Café Paraíso continua com bom funcionamento, tendo clientes de diversas classes sociais e de diversas faixas etárias.

2 comentários:

  1. Olá Luís:
    Linda foto. O meu velho "Paraíso".
    Estou a gostar cada vez mais deste Blog.
    Beijinho meu amigo.

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...