sexta-feira, 8 de maio de 2009

19 - O TEMPLÁRIO

1.ª fase
Semanário regionalista de curta duração. Começou a publicar-se em 13 de Dezembro de 1925. Foi seu primeiro director José Brak-Lamy. Administrador, editor e secretário da redacção, respectivamente Alfredo Pereira, Manuel d’Oliveira e Amorim Rosa. No número 22 anuncia-se a saída da direcção de Brak-Lamy, entrando para secretário da redacção R. F. Campeão. O jornal pouco mais sobreviveu. Só até Junho de 1926.

2.ª fase
Semanário regionalista, começou a publicar-se em 10 de Fevereiro de 1952. Foi seu primeiro director Rui Tasso de Figueiredo e chefe de redacção Fernando de Araújo Ferreira. Administrador, Adélio Ferreira da Silva. Fundadores, além dos nomes atrás mencionados, Alfredo da Maia Pereira (um dos seus principais redactores e que, posteriormente, foi também seu administrador), Manuel Gonçalves da Silva, Aquiles da Mota Lima e Manuel Vieira. Foram depois seus directores Fernando Corte Real, Fernando Ferreira, Manuel Machado (que comprou as quotas e ficou sendo o proprietário), Manuel Guimarães, Cunha Simões e, finalmente, Fernanda Leitão (hoje proprietária conjuntamente com uma empresa editora). Com a entrada de Fernanda Leitão o semanário transcendeu o regionalismo (embora mantenha sobre ele algumas páginas secundárias) e lançou-se nos problemas e na política nacional.
Na sua primeira fase publicou como separatas o “Curso de Estudos Tomarenses”, de João Simões (trabalho incompleto) e “Labareda”, orientado por Carlos Loures.

3.ª fase
Semanário de informação regional começou a publicar-se em 5 de Agosto de 1988, tendo como director o advogado Urbano Rei e chefe de redacção José-Gaio Dias. Este jornalista acabou por abandonar o jornal cinco semanas após o seu lançamento por desavenças com a administração, sendo substituído no cargo por Florbela Marante. Mais tarde esta jornalista assume as funções de directora.
Em 2002, sendo director António José Carvalho Silva, o jornal é suspenso a 24 de Maio (data do último número).

4.ª fase
A 19 de Setembro de 2002, “O Templário” regressa às bancas com nova gerência e novo director. Isabel Maria da Silva Miliciano adquire a quota maioritária da empresa editora, quota que pertencia a Florbela Marante.
Nesta fase o director é José-Gaio Martins Dias, marido de Isabel Miliciano, e jornalista com experiência na actividade. Foi o primeiro profissional do sector em Tomar, iniciando a sua profissão em 1986 na Rádio Hertz.
Após uma conturbada recuperação económica, o jornal continua em fase de crescimento, alargando a pouco e pouco o seu quadro redactorial, aumentando o número de páginas e melhorando a qualidade gráfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...