segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

SABACHEIRA

Sabacheira localiza-se a Norte do concelho de Tomar. Tem uma área total de 34,3Km2, é composta pelos lugares de Sabacheira, Água Boa, Bárrio, Cacinheira, Calça Pêrra, Casal Cruz da Légua, Casal da Brava, Casal da Igreja, Casal Julião, Casal Teixeira, Casalinho, Casas de Além, Chão de Maçãs (Gare), Chão de Maçãs, Comenda, Estremadouro, Furadouro, Mendacha, Monchite, Pinhal, Quinta de Santo António, Quinta do Vale dos Ovos, Serra de Baixo, Serra de Cima, Serra do Meio, Sobral, Suimo, Vale do Castanheiro, Vale de Lobos, Vale de Sancho, Vale dos Ovos, Vale Meão e Agroal.
As suas Armas - Escudo de prata, armação de moinho de negro, cordoada do mesmo e vestida de verde e uma roda de azenha de vermelho, alinhadas em faixa, entre uma cruz da Ordem do Templo, em chefe e uma ponte de três arcos de negro, lavrada do campo, firmada nos flancos e movente de um pé ondado de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "SABACHEIRA".

Locais a visitar, são as Termas do Agroal, captação de águas da Mendacha, Moinhos de vento e água, estrada e ponte romana e grutas da Cacinheira.

1 comentário:

  1. desprezada.pelo. seu próprio conselho ,camara de tomar...
    mal organizada ,mal gerida ,suja e maltratada pela sua própria, junta de freguesia ,estradas e caminhos ,cheios de mato ervas enfim ,mal de agua ,má luz,elt...estrada dento de pavoação com sugidade e ,parecendo caminho de cabras , por exemplo casas dálèm ..quando nos dirigimos ao conselho mal recebidos ..em serviços como ,aguas smas.eltrid.hospital centro de saude .mal de presidente de junta ,nada mais menos ,que faz ,e um passeio para idosos ,trabalho em prolo da educação ,nada ,em prolo ,da egiene pubica ,escandalosa..venham ver ..uma aldeia a 6 k .do conselho que parece uma aldeia da idade média ,e tratada da mesma forma..

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...