segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

JUNCEIRA

Junceira, freguesia do concelho de Tomar, situa-se a cerca de dez Km da sua sede concelhia. Ocupa uma área aproximada dos 13,2Km2, que compreende os lugares de Balancho, Cardelas, Carril, Casal do Arroz, Fonte D. João, Hortinha, Junceira, Monte Novo, Outeiro Pai Mouro, Paixinha, Poço Redondo e Vales.
O povoamento da região na qual se integra a actual freguesia de Junceira iniciou-se em épocas remotas, como nos atestam os vestígios arqueológicos que aqui se encontraram ao longo do tempo. A criação da freguesia veio a ocorrer apenas no século XVI, no dia 9 de Fevereiro de 1570, como informa um documento existente na Torre do Tombo.
Nesta freguesia, existiu uma mina de ouro, no lugar de Poço Redondo, que chegou a ser explorada durante o século XX, estando actualmente abandonada.
É também nesta freguesia que está a Barragem do Carril.
As Armas - Escudo de ouro, com um fio de prumo com sua noz de negro entre um cacho de uvas de púrpura folhado de verde e um ramo de oliveira de verde frutado de negro; em chefe, cruz da Ordem de Cristo. Coroa mural de prata de três torres.
Listel branco com a legenda a negro: JUNCEIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...