quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

RANCHO FOLCLÓRICO "OS CANTEIROS" DA PEDREIRA


O Rancho Folclórico "Os Canteiros" da Pedreira, iniciou a sua actividade em de Agosto de 1976, com o nome Rancho Folclórico Infantil da Pedreira.
Mais tarde, face às idades dos componentes e através de um maior conhecimento folclórico, passou a designar-se pelo nome actual, com o qual se filiou na Federação do Folclore Português, em 29 de Agosto de 1982. No entanto continua a manter uma secção infantil, a Escola de Folclore, com o intuito de preparar os mais novos para posteriormente ingressarem no Rancho adulto.
A freguesia de onde é oriundo este Rancho, Pedreira, inscreveu o seu nome na História de Tomar, quando os seus homens, obreiros da pedra, fizeram a maioria das cantarias dos edifícios da actual zona histórica da cidade.
"Os Cantoneiros" foi a homenagem que o Rancho escolheu para relembrar todos aqueles que, arduamente, nesta terra e neste ofício, deram o seu melhor.
Os trajes deste Rancho, que reportam o fim do Século XIX e início do Século XX são principalmente, de trabalho, de ceifeira, de feira, de festa, de Domingo e de noivos.

1 comentário:

  1. O folclore é um mundo ao qual todos podem pertencer,embora só alguns consigam lá permanecer.

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...