sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

DOÇARIA TRADICIONAL - FATIAS DE TOMAR

As fatias de Tomar são uma sobremesa da doçaria tradicional tomarense. Esta sobremesa tem também a designação de fatias da China, nome que desagrada um pouco aos tomarenses. A panela que serve para as cozer só se vende na cidade de Tomar, mas também podem ser feitas numa forma que vede bem. A panela tem um funil que permite juntar água em banho-maria sem ser preciso retirar a forma e, sem parar a cozedura. Diz-se que era a sobremesa favorita dos frades do Convento de Cristo. Para as fazer são necessários ovos, açúcar e água.


Ingredientes:
24 gemas de ovos;
1 kg de açúcar;
1 Litro de água

Confecção:
Separar as gemas das claras só na altura em que se vão bater. Bater as gemas durante 20 minutos na máquina eléctrica. Deitar a massa numa forma oval com tampo, muito bem untada. Introduzir a forma em banho-maria, já a ferver, e deixar cozer durante 1 hora sem nunca parar a fervura da água. Desenformar o bolo e cortar às fatias, sempre na vertical, com a espessura de um dedo. Ter já o açúcar ao lume a ferver com 1 litro de água e com um ponto muito baixo, chega 102º C. Introduzir as fatias nesta calda, deixando-as ferver e virando-as. Colocar as fatias numa travessa e regar com a calda. No final pode enfeitar com fios de ovos.
A calda deve ser constantemente acrescentada com pingos de água para impedir que o ponto suba.

(Foto)

3 comentários:

  1. podia-me dizer qual a lenda das fatias de tomar? se faz favor obrigado

    ResponderEliminar
  2. Olá Daniela.
    O que lhe posso adiantar sobre as Fatias de Tomar é o seguinte:

    O receituário das Fatias de Tomar teve origem no Convento dos Templários, sendo um doce conventual por excelência. José Quitério destaca as Fatias de Tomar do conjunto de doces tomarenses, referindo que “mais que isto e mais que tudo, são as Fatias de Tomar, outrora designadas Fatias da China, mas desde sempre adstritas ao burgo templário. Uma criação excepcional pela simplicidade de elementos e de meios”. O local e a data de nascimento das Fatias de Tomar são desconhecidos mas a primeira referência com este nome aparece na Arte de Cozinha de João da Mata, em 1876. Na obra O doce nunca amargou, de Emanuel Ribeiro, de 1928, refere-se que este doce é uma especialidade da designada Região dos Templários – Tomar.

    ResponderEliminar
  3. Excelente trabalho de pesquisa. Obrigado.
    Luís.

    www.luissweetkitchen.com

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...