Foi assinalada hoje uma homenagem aos combatentes que deram a vida pela Pátria na Grande Guerra de 1914/1918, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, promovida pelo Núcleo de Tomar da Liga dos Combatentes.
Faz hoje 90 anos que foi assinado o armistício que concluiu o fim a um dos conflitos mais sangrentos e brutais do Séc XX.
Fonte e Foto: Rádio Cidade de Tomar Online
Faz hoje 90 anos que foi assinado o armistício que concluiu o fim a um dos conflitos mais sangrentos e brutais do Séc XX.
Fonte e Foto: Rádio Cidade de Tomar Online
Luís:
ResponderEliminarNa 1ª grande guerra, perdemos 10.000 homens, grande parte na batalha de "La Lys".
Aí, o nosso velho 15, ganhou por bravura em combate, o direito de formar à direita de todos os Exércitos Aliados.
Um dia destes, contarei a história, conforme a ouvi a meu pai e alguns antigos.
Ainda existirá algum veterano em Tomar?
Maria
Olá Maria!
ResponderEliminarSe existe algum, desconheço.
Quanto à história gostaria de ouvir (ou ler) contada por pessoas que quase a viveram. Eu conheço a história porque andei quase 4 anos aqui no RI15. Com aquilo que fui ouvindo, com os panfletos e imagens que fui adquirindo ao longo do meu tempo de militar há pouco tempo publiquei aqui a história do RI 15. Se tiver tempo e paciência gostava que a Maria desse uma vista de olhos para confirmar ou não se o que se passou mais ou menos o que escrevi.
Para ler pode copiar este link ou então clicar aqui à esquerda onde diz "Regimento de Infantaria Nº 15.
http://tomaracidade.blogspot.com/search/label/RI%2015
Luís:
ResponderEliminarJá passei os olhos, pela história do nosso Glorioso 15. Gostei do que vi. Está um trabalho limpo, acessivel a todos. Vou lê-lo, com mais calma, mas creio nada ter a acrescentar.
Depois lhe direi.
Parabéns por esta bela homenagem.
Maria