sexta-feira, 21 de novembro de 2008

CASA MEMÓRIA LOPES GRAÇA

Está prevista para o próximo dia 13 de Dezembro, a inauguração da Casa Memória Lopes Graça, no edifício da rua Dr Joaquim Jacinto, casa que o viu nascer fará dia 17 de Dezembro, 102 anos.
Este espaço servirá, não só para perpetuar a memória de um dos mais importantes compositores portugueses do Século XX, mas também para divulgar a sua música.
Lembro ainda que fará dia 27 próximo, 14 anos após a sua morte.

5 comentários:

  1. Referir apenas o Sr. Rui Costa, proprietário do edifício que utilizava como armazém, e que o cedeu à comunidade tomarense.

    ResponderEliminar
  2. Bom Tomarense, o Sr. Rui Costa.
    Por fim, Lopes Graça, aquele que dizia ter sempre vivido em quartos, com ou, sem porta para a escada, conforme o dinheiro, tem uma casa dele. A casa onde nasceu.
    De alguma coisa lhe valeu ser um Génio, às vezes mal entendido, mal amado, tantas vezes sacrificado.
    Um dia, eu vou morar em Tomar. Não na casa onde nasci, mas algures nas águas do meu Rio. Será lá, que as minhas cinzas irão ficar para sempre. Já está pedido aos meus. Agora, Luís, é a si, meu maior amigo aí em Tomar, que peço: Se souber que morri, lembre aos meus, que eu quero misturar-me com as águas do meu Rio, porque dentro das minhas veias não há sangue, há água do Nabão.
    Não estou a brincar. Desde que saí de Tomar, que jurei voltar, nem que fosse morta.
    Desculpe este pedido tão macabro, mas tinha que o fazer a alguém, que sem me ser muito próximo, me entendesse.
    Beijinho.
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Agora deixou-me sensibilizado Maria.
    Sensibilizado porque diz que sou o único amigo aqui a viver em Tomar. Sinto-me honrado pelas suas palavras e pela sua simpatia para comigo. Jamais será esquecida por mim, pois além de eu gostar do escreve é uma querida!
    Em relação ao seu pedido não sei se terei autoridade para tanto, mas poderei, no mínimo tentar fazer o meu melhor possível.
    Mas também sei que a Maria ainda estará por cá durante muitos e bons anos com a sua escrita dando notícias e conhecimentos aos mais novos.
    Um beijinho para si também e até breve!

    ResponderEliminar
  4. Olá Luís:
    Quando ontem lhe escrevi, estava triste e nervosa, por causa da cadelita. No entanto, tudo o que lhe disse e pedi, é verdade.
    Espero ainda cá andar uns anitos, mas não temos a vida nas mãos. Peço-lhe que, se habitue às Luas da Maria, que são imprevisiveis. Tão depressa me sinto uma garota, como sem saber porquê, me pesam nos ombros séculos.
    Gosto da sua amizade jovem, gosto de gente nova, a quem acho muito melhor, do que muitos da minha idade. Esta Maria, é feita de muitas Marias. A que mais força tem, é a Maria que viveu em Tomar e, que de certa forma ainda lá está. Depois, há a Maria mulher, mãe, avó, irmã e amiga. E esta Maria amiga, é amiga, mesmo. Foi essa, que estando triste, recorreu ao amigo Luís, para fazer aquele pedido.
    Beijinho, pela resposta tão simpática.
    A cadelita, apareceu viva e mais ou menos bem.
    Até um dia destes
    Maria

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...