quarta-feira, 18 de junho de 2008

A HISTÓRIA DO RIO NABÃO E SEU FUTURO


O rio Nabão é um rio português afluente do rio Zêzere que passa na cidade de Tomar. Nasce em Ansião da união de várias ribeiras, e a ele junta-se, a cerca de dez quilómetros de Tomar, a nascente do Agroal. O Rio Nabão desagua na margem direita do Rio Zêzere, depois de um percurso de 66km.
Ao longo do seu curso tem como afluentes: ribeira da Quebrada, ribeira de Caxarias, Ribeira de Seiça.

Ao rio Nabão anda associada a lenda de Santa Irene (ou Santa Iria).
O seu nome romano era Nabanus. Na Idade Média era conhecido também como Tomar ou Thomar e na parte superior era Tomarel. Documentos do século XII atribuídos ao Bispo de Lisboa, D. Gilberto, referem-se a um "Portus de Thomar", na definição dos limites territoriais do Castelo de Cera. Do contexto compreende-se que esta referência corresponde a uma travessia (Portus) de um curso de água, situada provavelmente entre Formigais e Rio de Couros. Em 1542 o "Tombo dos Bens e Direitos da Mesa Mestral", com data de 6 de Maio, por Pedro Álvares, é perfeitamente claro relativamente a esta designação de rio Tomar, ainda em uso na época.
Amorim Rosa fala de registos históricos de grandes cheias em 1550, na segunda metade do século XVII, no final do século XVIII, em 1852 e em 1909.

Fonte: Wikipédia


Rio afluente do Zêzere, nasce entre as serras de Sicó e da Lousã e atravessa a cidade de Tomar.
O lançamento do Programa Polis, na cidade de Tomar, compreende a requalificação das margens do rio Nabão, tendo por objectivo devolver ao rio o seu papel estruturante da cidade. Esta intervenção permitirá criar um espaço corredor multifuncional e de acordo com as características das diversas áreas que vai atravessando. O reforço de ligação entre as duas margens do rio, junto ao centro histórico de Tomar, permite recentrar a cidade em torno do rio Nabão e do próprio centro, reencontrando-se com a sua génese histórica e geográfica.

Fonte: Infopédia

1 comentário:

  1. O Rio Nabão não é apenas o trajecto dentro da cidade de Tomar, antes existe rio e depois também. Atrevam-se a mostrar a realidade do em que está o rio a sul da cidade, isso também se deve dar a conhecer ao mundo, a lixeira que os industriais pagam para despejar os resíduos das suas ganâncias. A apenas dois quilómetros da Bonita cidade Templária, também o obturador pode reter imagens extraordinárias.

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...