sábado, 23 de julho de 2011

Crocodilos no Zêzere

João Loureiro, um biólogo do Instituto de Conservação da Natureza, disse ao Jornal da Noite, da SIC, dia 21 passado que "há três anos foram capturados dois crocodilos na albufeira de Castelo de Bode".

Isto a ser verdade, mais uma teoria que pode vir à tona. E se o que as duas testemunhas viram foi de facto um crocodilo? Um rebento dos dois crocodilos capturados à dois anos? Possivelmente não foi visto antes devido ao seu tamanho, por estar em fase de crescimento.
Esta é uma teoria válida, por isso há que continuar alerta.

Agora diz-se que se trata de um peixe-gato, uma espécie exótica, originária de países tropicais, mas que já tem sido detectado em Portugal. A presença do peixe-gato em rios nacionais deve-se possivelmente à libertação de espécimes que estavam em aquários. No entanto, é um peixe voraz e uma ameaça para as espécies nativas.

Referências: Serra de Tomar

4 comentários:

  1. Em caso de dúvida, sobe-se!

    Pelo sim pelo não, cá o Cidadão abt prossegue na busca do crocodilo perdido...
    Sético mas motivado!

    Áligator ou gavial, mesmo que não encontre essa espécie descendente dos dinossaurios, no lado sul da albufeira sempre vai dando conta de outros bichos mais vorazes...

    Aí no norte quando capturarem o bicharoco avisem!

    Vejam se é macho ou fêmea!

    O bicharoco pode não ir ás consultas de planeamento familiar ou não possuir televisão analógica...pode ter famelga numerosa e haver mais meia dúzia de crias, portanto apitem quando detetarem o gavial não vá cá o Cidadão levar com uma trinca!

    O peixe-gato deve ser descendente do leão de Rio Maior e esse era inofensivo para a espécie humana, pelo menos diretamente.

    ResponderEliminar
  2. :)
    A administração do Tomar, a cidade" colocou toda a sua equipa em busca do crocodilo ou do peixe-gato ou até mesmo o tronco que se assemelha a um crocodilo ou outra coisa qualquer terminado em "ilo".

    Têm sido 24 sobre 24 a horas a navegar sobre aquelas pranchas adquiridas nas mega-lojas dos chineses, mochila às costas, lanterna na mão e um naco de carne na outra para atirar para longe assim que se aviste o animalesco dando tempo de nos por em fuga. :))

    Qualquer avistamento por parte de toda a equipa toda a comunicação social, incluindo a TVI será contactada.

    Um abraço deste lado do rio para esse

    ResponderEliminar
  3. OK, pessoal do Tomar, a Cidade!

    Quando cá o Cidadão abt vos avistar a partir da margem sul da albufeira, acena-vos!

    Mas por favor!
    Não o confundam com um crocodilo, tá?
    Bem bonda os sustos e os desaires de que este praça vai sendo vítima!!!

    ResponderEliminar
  4. "Desde há muito tempo que é frequente pessoas provenientes de África trazerem para Portugal espécies de animais exóticos em fase ainda bastante juvenil, algumas das quais com o seu crescimento sentem mais tarde necessidade de se livrarem delas... quantas pessoas se recordam ainda do célebre leão de Rio Maior!
    Trata-se de um velho costume que remonta aos Descobrimentos e que chega até nós com os hábitos dos militares que, finda a respectiva comissão no ultramar, costumavam trazer uma recordação da sua passagem por África. Nos arredores de Lisboa, o cantor Raul Indipwo, do Duo Ouro Negro, tinha em casa um leão, o qual chegou a ser notícia no desaparecido semanário "Tal & Qual". Não me espantará, pois, se existirem crocodilos de verdade na albufeira da Barragem de Castelo de Bode!"

    --
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...