Jornal quinzenário maoista-leninista (MRPP), defensor dos interesses do povo do concelho de Tomar, começou a publicar em 5 de Abril de 1975.
Era seu director e proprietário Abílio Manuel Alves Nunes.
Segundo informações disponibilizadas, suspendeu a sua publicação no número 15, tendo reiniciado a 26 de Fevereiro de 1976 com o número 16.
Segundo informações disponibilizadas, suspendeu a sua publicação no número 15, tendo reiniciado a 26 de Fevereiro de 1976 com o número 16.
A minha primeira tentativa de escrita.
ResponderEliminarDesconhecia, Alfredo.
ResponderEliminarJá agora, o Alfredo tem mais alguma informação sobre o dito ou uma imagem que possa disponibilizar para colocar junto do post?
Não consegui encontrar nenhuma, mas gostaria imenso de aqui uma colocar.
Obrigado e tudo de bom!
Caro Luís.
ResponderEliminarTinha a colecção toda mas perdi-a quando me mudei para Santa Cita. Acho que teve um triste destino a embrulhar sapatos. Sei que há uma colecção na Biblioteca Cartaxo da Fonseca.
Penso que na tua nota h+a uma incorrecção e só não a referi porque não tenho certeza absoluta. É a indicação de que o Abílio era o proprietário. Não sei se a lei obrigava à indicação de um mas lembro-me perfeitamente que a publicação foi "nascida" no Centro de Cultura Popular de Tomar e era sua "propriedade". Um dos seus mentores era o Manuel Faria, hoje vice não sei quê do Turismo.
E ainda hoje recordo uma "reportagem" sobre uma acção de formação em hotelaria no Hotel dos Templários, patrocinada pelo Sindicato dos Hoteleiros, onde pontificava o João Passeiro Albuquerque, na altura funcionário da "Primorosa" e hoje co-proprietário da "Flor da Guerreira" aqui em Santa Cita, e da acesa discussão sobre o ponto de vista de classe sobre o tornedó. Recordo também a "cobertura" do julgamento "popular" de José Diogo e das muitas peripécias que a rodearam, como seja o facto de o gravador se ter "recusado" a gravar um único minuto de som que fosse.
Boa série de posts.
A outra tentativa foi o "Tomar Cultura".
Tudo de bom.
E as histórias da Lena?
Põe-me essa mulher a escrever.
Alfredo, muito obrigado pelas informações. Vou tentar "descobrir" algo na Biblioteca, inclusive sobre o seu proprietário.
ResponderEliminarActualmente a Lena tem a vida profissional bastante ocupada, o que a impossibilita de ultimamente não fazer muitas coisas, incluindo escrever aqui.
Irei informá-la que o Alfredo se lembrou dela.
:-)
Mais uma vez obrigado e abraço