Páginas

quinta-feira, 6 de março de 2014

Domingos solidários em Tomar

Durante o ano de 2014, o Município de Tomar vai organizar, numa iniciativa conjunta do sector de Desporto e Juventude em articulação com a Acção Social, os Domingos Solidários na Piscina do Complexo Desportivo. Trata-se de campanhas de solidariedade em prol de organizações de concelho que necessitam da ajuda dos tomarenses, os quais, em troca dessa ajuda, vão ter direito a usufruir gratuitamente de actividades desportivas. 

 Regime livre (natação) e aulas abertas de hidroginástica em troca de produtos alimentares e de higiene para bebés/crianças e jovens, para distribuir pelas famílias referenciadas pelo Centro de Apoio à Família (bens a entregar no Complexo ao longo do mês). Não necessita de ser utente inscrito no Complexo para usufruir da utilização gratuita. 

 Regime livre: 9h00 às 13h30 Hidroginástica: 10h45 às 11h30 | 11h30 às 12h15


Comemorações do centenário da primeira central sindical portuguesa

É já neste domingo, dia 9 de Março, que se iniciam em Tomar as comemorações do centenário da primeira central sindical portuguesa, a União Operária Nacional, que foi fundada nesta cidade, no mês de Março de 1914.
Organizado por um grupo de ativistas de diferentes organizações e tendências sindicais, o programa começará com debates sobre questões laborais da actualidade.
O primeiro será às 16 horas e abordará as experiências de criação de comissões de trabalhadores e de recurso a fundos de greve. Contará com a participação de Alexandre Huchet e Stella Reis, representantes da Comissão de Trabalhadores do BNP Paribas Portugal, e de João Paulo Correia, dirigente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL), afecto à FENPROF. Este debate será moderado por Paulo Reis, activista tomarense do Sindicato Nacional da Indústria e Energia (SINDEL), afecto à UGT.
O segundo debate está agendado também para o dia 9, às 17h45 e versará sobre horário de trabalho e sobre o trabalho por turnos. Serão oradores Guadalupe Simões, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e José Calisto, dirigente do Sindicato das Indústrias Electricas do Sul (SIESI), afecto à CGTP. A moderação estará a cargo de Virgílio Saraiva, activista tomarense do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).
Depois no dia 15, a partir das 9h45 da manhã, haverá mais debates, sobre juventude e precariedade laboral, com Tiago Pinheiro, da Associação de Combate à Precariedade-Precários Inflexíveis, e sobre democracia e organização de trabalhadores, com António Mariano, presidente do Sindicato dos Estivadores, e com António Chora, da Comissão de Trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa.
Todos estes debates irão realizar-se na sede da União de Freguesias de Tomar, na Rua Alexandre Herculano (antiga sede da freguesia de São João Baptista).
Para além dos debates, no dia 14, sexta-feira, ao meio-dia, será inaugurada uma exposição histórica na Escola Secundária Jacome Ratton. E no dia 15, às 15 horas, haverá também uma concentração, junto ao Cineteatro Paraíso, local onde em 1914 foi fundada a União Operária Nacional.
Em Abril deverão decorrer mais atividades, conjugando o centenário da primeira central sindical portuguesa com o 40º aniversário do 25 de Abril. E já está online uma página de facebook e um blog sobre esta efeméride. No início de Fevereiro foi apresentado um manifesto intitulado "Vencer o medo", que recorda a fundação da União Operária Nacional e cruza essa memória histórica com os problema actuais dos trabalhadores, nomeadamente o desemprego, a precariedade e a degradação das condições de vida.

Eusébio distinguido no "Nabão"

Eusébio, mítico jogador de futebol, foi referência no jornal tomarense "O Nabão" em 1965. Este jornal desportivo dava conhecimento de que Eusébio fora o melhor jogador da Europa, um prémio atribuído pela "France-Foutball" entre jornalistas especializados de 21 países.
Recorde-se que, 12 anos mais tarde, Eusébio envergou a camisola do União de Tomar, onde acabou a sua carreira como jogador.

Clique na imagem para ampliar

segunda-feira, 3 de março de 2014

Carnaval da Linhaceira 2014

Uma visão diferente do Carnaval da Linhaceira - 2014. Um trabalho de Orlando Oliveira.